sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Não é só o símbolo que vai mudar na nova MLS





A Major League Soccer (MLS), liga de elite do futebol profissional dos EUA, anunciou uma série novidades para o ano que vem, quando a liga vai celebrar os 20 anos da sua criação, em 1995. O pacote de mudanças, intitulado MLS NEXT, é um projeto de marketing como ainda não se viu no futebol internacional, e mostra que os americanos querem, definitivamente, internacionalizar o campeonato nacional.

Esta campanha, ainda por cima, consolida uma impressão que muitas pessoas tiveram principalmente durante a Copa do Mundo no Brasil, de que os americanos estão começando a gostar de futebol. O crescente interesse deles pela bola redonda é um fato, com dados comprovados, e também é motivo de uma série de reportagens que o blog Gol de Ouro começa hoje: a evolução do soccerFique ligado para acompanhar os novos artigos!


Evolução dos logos da MLS. Arte: Giovanni Sanfilippo


Na coletiva de imprensa, realizada ontem, em Nova York, o comissário da MLS, Don Garber, anunciou que o evento trataria sobre o passado e o presente da liga, mas principalmente sobre a nova visão do que será o futuro do futebol nos Estados Unidos. Ele também lembrou o empenho dos torcedores e do time durante a Copa do Mundo no Brasil e destacou que o soccer vai entrar numa segunda fase de crescimento:

- Pais vão querer compartilhar a experiência de torcer com os filhos, e assim como as crianças vão crescer e se tornar fãs, a liga passará da adolescência para a idade adulta.

Já o Chefe Executivo de Marketing da MLS, Howard Handler, introduziu os aspectos visuais da nova marca que irá estrear em 2015. Ele revelou que alguns dos detalhes gráficos do novo símbolo foram inspirados por uma iniciativa dos torcedores, que levaram uma faixa numa partida da seleção americana com três palavras:

- Clube, país e comunidade. Essas três coisas são a essência do que podemos prometer e produzir para a liga. Elas são representadas pelas três estrelas no novo brasão da MLS - explicou, antes de demonstrar outra novidade. - O escudo da liga interage com as marcas dos clubes, assumindo as cores de cada uma das 21 equipes quando for utilizada por elas.

Os modelos das 21 franquias e o novo logo da MLS, em destaque. Arte: Reprodução

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A estratégia de marketing da MLS, que faz jus ao modelo exemplar de publicidade executado por todas as grandes ligas esportivas americanas, ainda surpreendeu o público com uma ação inovadora. O logo será utilizado pela primeira vez ainda neste mês, com o lançamento do game FIFA 15, da EA Games, parceira da MLS desde a criação da Liga. Apesar de os times não estarem utilizando a nova versão do "selo" nas camisas atuais, no jogo os fãs já vão poder ter uma ideia de como ficará a marca na manga dos uniformes. Confira no vídeo de lançamento:


Apesar de serem inovadoras, as mudanças não agradaram a todos. Depois da divulgação oficial, alguns torcedores apoiaram as mudanças, porém outros, incluindo figuras públicas, manifestaram desaprovação através da internet, principalmente no Twitter. A falta de uma bola de futebol e o minimalismo do novo logo foram os aspectos mais criticados. Um dos maiores jogadores da história dos Estados Unidos, o ex-jogador Alexi Lalas comentou em sua página: "Ainda não entendo esse espaço vazio em branco. Fizessem variações, colocassem alguma coisa, ou pelo menos mudassem a cor!"

Outras novidades que prometem alçar a liga americana a um novo patamar no cenário do futebol são os novos clubes e seus jogadores e os novos contratos de televisionamento das partidas dos campeonatos nacionais e da seleção.

O brasileiro Kaká é um dos maiores destaques, contratado pelo dono brasileiro do novo clube em Miami, Orlando City. Com três participações em Copas do Mundo, se sagrando campeão em 2002, ele se juntou a outras estrelas como o inglês Frank Lampard e o espanhol David Villa, principais contratações do outro clube debutante, o New York City FC. Ambas as equipes estreiam na MLS na temporada do ano que vem.

E em maio deste ano, a MLS anunciou que pela primeira vez, três canais esportivos conquistaram o direito de transmitir as partidas de futebol: além da ESPN, principal emissora parceira da liga desde a primeira temporada, em 1996, os jogos poderão ser vistos através da FOX Sports e da Univision Deportes até 2022.

Não só estas estratégias como todo o desenvolvimento do futebol nos Estados Unidos desde sua mais recente profissionalização deixam para trás o País do Futebol no quesito da profissionalização. Para o comentarista da ESPN Brasil Leonardo Bertozzi, os EUA têm levado o futebol mais a sério do que o próprio Brasil:

- A MLS fez um sério planejamento de médio e longo prazo, identificou mercados importantes para a expansão internacional e incentivou a construção de estádios exclusivos para o futebol. Aqui, infelizmente, o esporte como um todo é tratado com menos profissionalismo.

Não perca a próxima reportagem sobre a evolução do soccer!

7 comentários:

  1. Opa, essa série vai ser boa hein! Ps.: amo o design do blog

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  2. A série vai ter muitas coisas interessantes sobre o futebol nos EUA. É surpreendente até! E obrigado pelos elogios, o design é simples, mas realmente é eficiente :D

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  3. O Robinho também foi pro Orlando né?

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    1. Na verdade não, Victor. O Santos o contratou diretamente do Milan. Mas seria uma boa, principalmente para os planos de marketing do time! Obrigado pelo comentário!!!

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  4. Ótima reportagem. De fato, o futebol nos Estados Unidos tem evoluído muito por conta da maneira com que os americanos estão olhando para o esporte. Com um olhar mais profissional, o produto acaba sendo valorizado corretamente e, consequentemente, ganha mais relevância.

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    1. É fato. Se o Brasil fizesse ao menos um pouco parecido já seria um grande avanço para o futebol!

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